Administração do Paranoá investe na reforma de praças

Administração do Paranoá investe na reforma de praças

Com o apoio da Novacap, nove espaços públicos já foram totalmente revitalizados, somente neste ano

ANA LUIZA VINHOTE, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO

27.5.2020-Obras-no-Paranoá.-Foto-Lúcio-Bernardo-Jr-jornal-daqui-df
27.5.2020-Obras-no-Paranoá.-Foto-Lúcio-Bernardo-Jr-jornal-daqui-df
Parquinho da Quadra 28 em obras: tudo vai sendo renovado para a comunidade usufruir quando passar a pandemia | Fotos: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Da porta de sua casa, Cármen Lúcia Costa, 45 anos, vê o parquinho da Quadra 28, no Paranoá, ser totalmente reformado. A praça se junta a outras nove que já foram revitalizadas este ano pela administração da cidade, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Além da restauração, os espaços públicos também recebem serviços de capinagem e poda de árvores. As ações começaram na segunda-feira (25).

Há 18 anos morando no local, Cármen Lúcia afirma que o parquinho nunca passou por reforma. “Não deixava meus filhos e, agora, meus netos brincarem lá, pois cachorros e gatos usavam o espaço para fazer as necessidades. Também já encontramos um escorpião e uma cobra por conta do mato alto”, lembra a diarista.

27.5.2020-Obras-no-Paranoá.-Foto-Lúcio-Bernardo-Jr-jornal-daqui-df
27.5.2020-Obras-no-Paranoá.-Foto-Lúcio-Bernardo-Jr-jornal-daqui-df
Cármen Lúcia Costa: “Pedimos essa revitalização há anos, e só agora nosso pedido foi atendido”

A moradora garante que, assim que a pandemia do novo coronavírus acabar, levará as crianças para se divertirem com os brinquedos da praça. “Pedimos essa revitalização há anos, e só agora nosso pedido foi atendido”, situa. “Está ficando lindo, e somos muito gratos ao governo por essa ação”.

Conscientização  

O administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno, ressalta que é importante contar com o apoio da comunidade para conservar as praças. “Alguns moradores estacionam carros em cima das calçadas, e isso destrói os passeios públicos”, atenta. Nesta quarta-feira (27), o responsável pela cidade contou com a ajuda da Polícia Militar para retirar os carros do local.

Segundo a moradora da Quadra 28 Judite Silva, 45 anos, a situação ocorre diariamente. “As pessoas têm que entender que a calçada não é lugar de estacionar, mas para nós nos locomovermos”, reclama a diarista. “Isso acaba com os passeios, e todo o serviço tem que ser refeito pelo governo”.

Calçadas 

Em parceria com a Novacap, a Administração Regional do Paranoá está construindo 400 metros de calçadas. Demanda antiga da população, os passeios vão ligar a cidade ao Paranoá Parque, proporcionando mais segurança a cerca de 30 mil pessoas que moram em quase 7 mil apartamentos no local.

As calçadas também darão acesso à nova entrada entre a DF-015 e o Paranoá Parque. Além da pavimentação, foi construída uma rotatória no entroncamento. A obra beneficia cerca de 2 mil pessoas que transitam pela região diariamente no sentido Lago Norte, Asa Norte e Varjão.

Iluminação 

Recentemente, a cidade recebeu iluminação moderna. Nas quadras 30 e 32, onde transitar era sinônimo de medo para os moradores, as lâmpadas de vapor de sódio foram substituídas por LED, que iluminam melhor e são mais econômicas. Depois que a rua paralela à avenida central da cidade ficou mais clara, o consumo e venda de drogas no local tem diminuído, fazendo com que trabalhadores, comerciantes e estudantes se sintam mais seguros.

O serviço foi executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura e a Companhia Energética de Brasília (CEB). Os investimentos foram de R$ 13.778,50. A administração regional da cidade indicou as quadras que deveriam receber as novas luminárias.

deivis
Author: deivis

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado