11º Festival Cultural Popular Nacional ECEL Capoeira

O Festival será realizado no dia 10 de setembro às 09 horas na Escola CAIC em São Sebastião, na oportunidade será realizada a formatura do Mestre Bugalho da Escola ECEL Capoeira.
Em entrevista ao Jornal Daqui DF, o coordenador geral da Ecel Capoeira, mestre Cipó Cristino Júnior, nos conta que o festival resgata e protege as riquezas culturais genuinamente brasileiras e tem o compromisso de manter a lealdade dos legados recebidos, promovendo tecnologias populares, liberdade, fraternidade, solidariedade, real cidadania e ferrenha defesa dos menos favorecidos, sem muros, sem correntes, sem vendas e sem mordaças, sempre enraizando os costumes, tradições e cultura das matrizes indígenas e afros brasileiras, tendo como farol a metodologia, fundamentos e filosofia da família ECEL Capoeira, sob a luz do amor e completa dedicação presenciada desde a fundação do grupo, preservando os princípios forjados sob as manifestações divinas que os abençoou, guiou e protegeu em toda trajetória da família ECEL Capoeira.

Histórico Mestre Bugalho
Iniciou na capoeira em 1991 na cidade de Formosa, GO na companhia do amigo Paulinho, que ensinava capoeira para alguns jovens na quadra de esporte com atividades bem tímidas. Chegando em São Sebastião DF no ano de 94. Em 1997 começou a treinar com o contramestre Chaminé, onde recebeu a primeira corda do pelo sistema de graduação oficial da Federal, onde permaneceu até o final de 1999.
A partir do ano 2000 o Mestre Bugalho começou a treinar na UCDF Capoeira a convite do Raimundinho Sanatório, que também tinha saído do Chaminé e iniciado um trabalho no Residencial do Bosque, finalizando na UCDF Capoeira com a corda Laranja/verde em 2001. No mesmo ano treinou um grupo “Raizes do Brasil” com o então instrutor Nilsinho onde permaneceu por 08 meses, em seguida, a convite do monitor Manchinha treinou no Ladainha alguns meses.
Em 2002 conheceu o mestre Cipó que fazia parte da UCDF Capoeira e retornei ao grupo, continuando até 2005. Em 2006 abracei a decisão de fundar a ECEL Capoeira ao lado do mestre Cipó. “Alguns camaradas que não aguentaram a pressão, ficaram pelo caminho, frente as exigências e ritmos determinados, pois os valores sustentados, a metodologia, fundamentos e filosofia já eram diferenciados desde nossos primeiros dias com o Cipó a frente do grupo ECEL Capoeira, continuei ao lado dele por acreditar nas suas ideologias, por admirar sua fidelidade a nossa arte, e por todo amor que ele sempre depositou em suas jornadas. Democraticamente foi decidido a escolha do mestre Denires (Nação Guerreira) que também já tinha sido mestre da UCDF Capoeira”. Conta o Mestre Bugalho
O primeiro Festival Cultural Popular Nacional ECEL Capoeira foi realizado em 2007, onde foi adequado corda de instrutor (verde-branca) e em 2008 recebeu a corda de professor no segundo Festival. Logo em 2012 no sexto Festival Cultural Popular Nacional ECEL Capoeira foi formado a contramestre.
“Ao longo de todos esses anos ao lado do mestre Cipó absorvi a verdadeira capoeira enraizada nas origens populares.Tenho muito orgulho do aprendizado adquirido na família ECEL Capoeira, tenho a grata satisfação de pertencer a este grupo, assumindo o compromisso de honrar o símbolo e tudo que ele representa . Agradeço à Deus e os amigos: mestre Cipó, Mestre Denires, amada família ECEL Capoeira e todos os bons camaradas que participaram direto ou indiretamente dessa conquista”. Finalizou o Mestre Bugalho.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado